O Cágado pescoço de cobra é uma das espécies de quelônios mais facinantes da América do Sul. Pertencente a a família Chelidae que abrange diversos exemplares de "pescoços compridos" que habitam a parte sul do planeta ( América do Sul e Oceania ).
Este espécie é comumente encontrada no sul e sudeste do Brasil, Uruguai, nordeste da Argentina e leste do Paraguai, entre temperaturas ambientes de 10 a 35 ºC e a temperatura da água variando entre 15 a 25 ºC.
A alimentação em cativeiro pode ser a base de carne bovina, peixes, minhocas e complementos a base de cálcio. Sendo 5 vezes por semana na primavera e verão ( meses quentes ) e 3 vezes por semana no outono e inverno ( meses frios ) .
Ocorrem também em populações isoladas em vicinitis sudoeste de Codoba e noroeste de Santiago de Estero.
A manutenção em cativeiro desta espécie é recomendada para criadores mais experientes, pois esta espécie é um pouco delicada e tímida, sendo também dificil aceitar rações comerciais como base alimentar, exigindo muitas vezes inicialmente alimentos vivos e recinto tranquilos com pouca movimentação de pessoas, bastante plantas aquáticas e tocas. Somente após 2 a 3 meses de adaptação ao novo recinto é que começam a aceitar rações comerciais para tartarugas aquáticas, rações para gato ( por conterem bastante
proteína de origem animal ) e rações para cães, principalmente quando essas rações tem formato de pequenos vermes.
A foto ao lado mostra a esquerda um macho e a direita um fêmea.
Para mais informações para mais informações visite:http://tartarugas.avph.com.br/cagadopescocodecobra.htm
sexta-feira, 8 de janeiro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Muito legal muito obrigado pelas informaçoes
ResponderExcluirO que fazer quando elas NUNCA aceitam rações de nenhum tipo, só querem comer carne, camarão e minhocas?
ResponderExcluirDe carne camarão e minhoca
Excluir