sábado, 9 de janeiro de 2010

tartaruga mordedora-chelydra serpentina


A tartaruga mordedora é uma das mais exoticas e fascinantes espécies de tartaruga, pode atingir até 50 cm de comprimento e tem um temperamento bastante agressivo, habita rios e lagos, alimenta-se de quase tudo, desde peixes e molusco até patos e pequenas tartarugas.



Seu temperamento agressivo e sua aparencia exótica a torna um animal cada vez mais comercializado como animal de estimação, o numero de tartarugas mordedoras de estimação no Brasil está aumentando.
Levando em concideração o tamanho e a agressividade o melhor recinto para um animal adulto seria um lago, um aquaterrario que é usado normalmente para se manter tartarugas de agua doce, não é aconselhado manter outras tartarugas juntas com uma mordedora.

    Para manter esse animal é ideal ter um lago grande com fundo de lama e muita vegetação e pelo menos um metro de profundidade, é necessário ter uma area seca com terra seca para que possam desovar e tomar sol.







    O acasalamento pode ocorrer em qualquer época, de Abril à Novembro. Os machos freqüentemente alcançam as fêmeas por trás e montam uma única vez. Nidação ocorre de Maio a Setembro, sendo que Junho é o mês de pico. Sendo os machos pouco maiores que as fêmeas e com rabos mais grossos na base com o orifício localizado mais abaixo na cauda, olhando por baixo estaria fora da carapaça.





São conhecidas 4 subespécies de Chelydra serpentina a Cs serpentina que habita o norte dos EUA, a Cs acutirostris que é encontrda desde o Norte de Honduras, passando por diversos países da América Central como Nicarágua, Costa Rica, Panamá, indo até a América do Sul, Colômbia, Equador e Peru, a Cs rossignonii que habita desde o México, de Veracruz central em direção ao sul através da península de Yucatan e sul de Campeche a oeste de Belize, Guatemala, e norte de Honduras e a Cs escoela também chamada de Florida Snapping Turtle por que somente é encontrada na Península da Flórida

Um comentário:

  1. Bom dia!!!
    Gostei e acho que terei que fazer um tanquinhoooo....
    Se puder me passa seu contato, ou msn...
    O Meu e fx_eduardo@hotmail.com

    Ab

    Fx

    ResponderExcluir