domingo, 10 de janeiro de 2010

Tigre d'agua-trachemys dorbignyi



 O Tigre D´água cujo nome é relativo as listras amareladas presentes no animal é originário do sul do Brasil, no estado do Rio Grande do Sul, habitando principalmente a região da Lagoa dos Patos e o Banhado do Taim, ocorre também no Uruguai e nordeste da Argentina. Habitando preferencialmente pântanos, banhados, lagos, riachos e rios. Em inglês é conhecida como D'Orbigny's slider turtle. Podem atingir cerca de 40 anos de idade.


 Desova entre 1 e 18 ovos por postura e ovos eclodem após 60 a 120 dias de incubação. Os filhotes saem dos ovos com cerca de 3 centímetros de comprimento.  As tartarugas jovens nascem com um colorido mais "vivo", vários tons em verdes claro e cores mais amareladas, ao se tornarem adultos, sua coloração vai se tornando mais escuro, passando de verde para preto e amarelo para laranja.

Os machos de Tigres dágua apresentam a cauda mais comprida e mais grossa que a das fêmeas, sendo que a cauda do macho é negra e a da fêmea apresenta as mesmas listas alaranjadas da cabeça. O macho é relativamente pequeno perto da fêmea, no máximo chega a medir  25 centímetros já as fêmeas atingem 35 centímetros, os machos tem a cabeça bem escura quase preta,  a carapaça é toda manchada de amarelo, sendo muito difícil distinguir os desenhos da carapaça como ocorre com as carapaças das fêmeas. Esta espécie difere de sua prima norte americana de orelha vermelha no aspecto das unhas compridas nos machos, pois os machos de Tigre dágua não tem as unhas compridas como as dos machos de tartaruga de orelha vermelha.

2 comentários:

  1. Nossa, q belo trabalho é esse blog! Gostaria de dar a dica pra vc mudar o fundo dele pois está mt difícil de ler, fica mt cansativo, além de n dar pra ver os outros links além do texto em si.

    Tenho 2 tigre d'água e fikei mt curiosa ao ler o seu post sobre as tartarugas mordedoras. O IBAMA libera espécies estrangeiras? Eu gostaria de ter uma tartaruga mapa, mas n sei se é permitido, e caso seja, n sei como fazer pra conseguir, tenho procurado informações na internet, mas n encontro. As minhas 2 têm registro, comprei de criadores, enfim td dentro da lei. Tem como comprar uma tartaruga mapa da msm forma, como faço?

    Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Boa Tarde
    Rafael parabens pela iniciativa...
    Se puder, entra em contato...ou add fx_eduardo@hotmail.com

    Abr

    Fx

    ResponderExcluir